Ano passado viajamos para Buenos Aires para fazer o registro de uma das festas mais importantes par aos povos andinos, o Inti Raymi, o ano novo aymara. Este evento acontece na noite mais longa do ano, dia 21 de junho, onde seus participantes fazem votos durante toda a noite e aguardam o retorno do sol.
Desde então, trabalhamos nas imagens que captamos naquela ocasião e com a visita do companheiro chileno Pablo Mardones durante os últimos dias, acertamos os últimos detalhes e finalizamos o vídeo, que ainda demanda de algumas legendas e ajustes. Em breve publico o vídeo por aqui.
Por ocasião deste grande feito, ontem fizemos um jantar típico boliviano em minha casa, da qual também estou me despedindo, pois me mudo na quarta-feira. Cozinhei para os convidad@s do Soylocoporti uma sopa de maní, ou sopa de amendoim, receita típica boliviana e que gosto muito. Bebemos vinho, assistimos o filme que em sua versão final ficou no formato de 15 minutos.
Em seguida, fomos a sociedade 13 de maio dançar um forró, o que foi muito divertido e pudemos nos despedir de Pablo, que volta pra casa do seu tio amanhã e voa pra Montevideo onde acompanha a posse do novo presidente uruguaio Pepe Mujica na terça. Esperamos poder estar juntos por ocasião do Inti Raymi esse ano, data que além de ser muito interessante culturalmente enquanto manifestação, também é bastante forte espiritualmente. Esse é o nosso ano novo, o ano novo dos latino-americanos.