Liberdade na internet

tela_mtvdebateO MTV debate desta terça, dia 02 de março, discutiu a liberdade na internet. Participaram como convidados O deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que barrou a aprovação do Projeto de Lei Azeredo; Denny Roger, que trabalha com segurança na internet; Sergio Amadeu, sociólogo e defensor da liberdade na rede; Camilla do Vale, advogada especialista em crimes cibernéticos; Carlos Eduardo Miguel Sobral, delegado da Polícia Federal e chefe da unidade de repressão aos crimes cibernéticos; Julio Semeghini, deputado federal (PSDB-SP) que está envolvido com o projeto de lei sobre regulamentação na internet.

Todos reafirmaram a necessidade de garantir a liberdade da rede, mas poucos falaram da não interferência nela. Parecem ser a mesma coisa, mas a garantia de não interferência é muito mais forte, ao passo que podem ser garantidas liberdades neste meio, mas com o controle e direcionamento tecnológico que o mercado tanto quer.

Achei na verdade que o melhor debatedor foi o Paulo Teixeira (PT-SP), que deixou claro que a principal pauta de disputa nesse momento histórico é o marco regulatório civil para internet. O Sérgio Amadeu na minha opinião não foi bem no debate, e se ateve a picuinhas lançadas pelos ogros da internet como foi o delegado da PF, que entendem pouco ou quase nada do significado político que está por trás dessas discussões.

Enfim, devemos continuar lutando para que projetos como do sen. Eduardo Azeredo não se criem e que possamos ter um marco regulatório civil para internet que possa permitir ao Brasil exercitar todo seu potencial de contribuição tecnológica e intelectual para este meio que recém nasceu.

This entry was posted in Comentários and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *